Online Library TheLib.net » Defendendo A Ciência — Dentro Do Razoável: Entre o Cientificismo e o Cinismo
cover of the book Defendendo A Ciência — Dentro Do Razoável: Entre o Cientificismo e o Cinismo

Ebook: Defendendo A Ciência — Dentro Do Razoável: Entre o Cientificismo e o Cinismo

Author: Susan Haack

00
16.02.2024
0
0

“Neste livro de alta qualidade acadêmica e de pensamento, Haack oferece uma avaliação justa e equilibrada da empreitada científica, analisando suas complexidades, reconhecendo suas limitações... Muito recomendado.”
— Choice

“...trabalho original de uma acadêmica de reputação mundial sobre a natureza da ciência e seu impacto em questões culturais que tocam o interesse público... profundo e acessível, com argumentos oferecidos com uma prosa honesta característica, de grande claridade...”
— Paul R. Gross, professor de ciências da vida, Universidade da Virgínia.

“...uma leitura recompensadora, ...um tratamento excepcionalmente ponderado de uma questão muito importante.”
— Times Higher Education Supplement

“...um livro revigorante e com frequência divertido... muito importante e oportuno.”
— International Journal of Research and Method in Education

“…leitura obrigatória… escrito com inteligência... de uma erudição enorme...”
— Nederlands Tijdschrift tegen de Kwakzalverij

“Difícil que exista algum problema central na filosofia da ciência contemporânea que não seja enfrentado pela Haack... envolvente, provocativo e bem argumentado.”
— Iyyun: The Jerusalem Philosophical Quarterly

“…uma contribuição excelente e importante à filosofia da ciência.”
— Jurimetrics

“...um livro maravilhoso, não se pode perder.”
— Chemical Education Today

“...erudição, claridade e paixão impressionantes.”
— Times Literary Supplement

“...analítico e animado, erudito e divertido.”
— New Scientist




“Meu título fala em “Defender a Ciência”; mas, embora de vez em quando se ouça o ruído distante de uma batalha, ou um cheiro sutil de pólvora, este livro não tem a intenção de ser mais um combatente nas ditas “Guerras da Ciência”. Em vez disso, seu propósito é articular um entendimento novo, e tomara que verdadeiro, do que é a ciência e do que ela faz. Discussões sobre o Velho Deferencialismo, com seu foco na “lógica da ciência”, na estrutura, racionalidade e objetividade, e sobre o Novo Cinismo, com seu foco em poder, política e retórica — e sobre as correntes culturais profundas de admiração e mal-estar a respeito da ciência, das quais ambos são manifestações — servem aqui somente como pano de fundo para este projeto construtivo.

Meu título fala em defender a ciência “Dentro do Razoável”, e a brincadeira com ambos os sentidos disso é intencional. Defenderei as pretensões da ciência de nos dizer como o mundo é, mas somente de uma forma bem modesta e qualificada (“dentro do razoável” em seu sentido coloquial), e da perspectiva de uma compreensão mais geral de capacidades e limitações cognitivas humanas, e do nosso lugar como investigadores no mundo (“dentro do razoável” em um sentido mais filosófico). A ciência conseguiu descobrir muito sobre o mundo e como ele funciona, mas é uma empreitada profundamente humana, desorganizada, falível e atrapalhada; e, em vez de usar um método singularmente racional não disponível a outros investigadores, é contínua com a investigação empírica mais corriqueira, “nada mais que um refinamento do nosso pensamento do dia a dia”, como Einstein afirmou certa vez. Não há um “método científico” distintivo e independente do tempo, só modos de inferência e procedimentos comuns a todas as investigações sérias, e os multifacetados “auxílios” que as ciências gradualmente desenvolveram para refinar as nossas capacidades cognitivas naturais: para amplificar os sentidos, aumentar o alcance da imaginação, estender o poder de raciocínio, e manter o respeito pelas evidências.”

— Susan Haack

Download the book Defendendo A Ciência — Dentro Do Razoável: Entre o Cientificismo e o Cinismo for free or read online
Read Download

Continue reading on any device:
QR code
Last viewed books
Related books
Comments (0)
reload, if the code cannot be seen