Online Library TheLib.net » Mídias Ópticas - Curso em Berlim, 1999
cover of the book Mídias Ópticas - Curso em Berlim, 1999

Ebook: Mídias Ópticas - Curso em Berlim, 1999

00
15.02.2024
0
0
Este livro apresenta uma estimulante história das imagens que abrange desde as técnicas da perspectiva linear renascentista até a computação gráfica. Não se trata, porém, de uma abordagem tradicional que expõe uma evolução dos diversos aparatos de visualização ao longo dos séculos. O panorama de Kittler é mais sofisticado: ele parte dessa base para focalizar os princípios de arquivamento, transmissãoe computação, que têm conduzido as transformações. midiáticas da imagem até o início do século XXI.

O que interessa ao autor são às mediações da luz realizadas a partir dos processos de sua captura, projeção e circulação por intermédio de câmaras escuras, lanternas mágicas, fotografias, cinemas, televisores e computadores. Trata-se de uma tentativa de sistematizar essas “mídias ópticas” de acordo com seus intercâmbios, os fundamentos tecnocientíficos que as gestaramgas redes discursivas que geraram, iluminandoseus respectivos contextos históricos.

A partir de uma análise das técnicas de construçãodos “reinos pictóricos artificiais”, Kittler examina deque modo a imagem foi captada pela câmara obscurae, em seguida, propagada pela lanterna mágica,entre os séculos XV e XVIII. Além de serem artefatos de perspectivação e projeção da imagem, esses dispositivos tiveram uma comunhão estratégica com o surgimento das técnicas de impressão de livros e com a propaganda visual da Igreja Católica durante a Contrarreforma.

Após a apresentação desses bastidores históricos,que aqui também aparecem assombrados por fantasmas e pelas imaginações do romantismo alemão, observa-se como as imagens foram capturadas e começaram a se 'mover no século XIX, graças à fotografia e ao filme. Além de enfocar o impacto causado por essas fantásticas “técnicas de duplicação e automação, Kittler também se detém na análise de certas ambiências que "sonharam" — com o advento do cinema, entre as quais se destacamas concepções operisticas de Richard Wagner.

Quando os processos fotoquímicos e mecânicosreceberam o choque da eletricidade, no início do século XX,O filme irradiou-se por novos canais e a televisão foisurgindo como “um efeito colateral civil de uma eletrônica — essencialmente bélica”. Além de captar e arquivar imagens,“essa nova mídia também era capaz de transmiti-las simultaneamente, em franca sintonia com a lógica dos radares utilizados na Segunda Guerra Mundial.

Por fim, o computador realiza a transfusão e a integração das diversas mídias, constituindo uma “máquina universal” com base no processamento digital de dados e nas transmissões por fibra óptica, um novo medium que sinalizou novos circuitos e conexões para a imagem e suas frequências. Í
Download the book Mídias Ópticas - Curso em Berlim, 1999 for free or read online
Read Download
Continue reading on any device:
QR code
Last viewed books
Related books
Comments (0)
reload, if the code cannot be seen