Online Library TheLib.net » Filosofar Da Curiosidade Comum ao Raciocínio Lógico
cover of the book Filosofar Da Curiosidade Comum ao Raciocínio Lógico

Ebook: Filosofar Da Curiosidade Comum ao Raciocínio Lógico

00
30.01.2024
0
0
A filosofia não apresenta o tipo de resultados que esperamos das outras ciências, é verdade — mas as as ciências, por vezes, também não apresentam o tipo de resultados que esperamos das ciências. Temos, muitas vezes, a expectativa de que as ciências apresentem resultados definitivos — ao passo que da filosofia esperamos consideravelmente menos, mesmo quando da filosofia esperamos resultados: esperamos conclusões disputáveis, abertas à crítica e à revisão constantes. Curiosamente, nas ciências as coisas não se apresentam muito diferentes: também nas ciências as conclusões são disputáveis, abertas à crítica e à revisão. É verdade que, em aspectos cruciais, os filósofos raramente parecem estar de acordo; mas algo não muito diferente sucede com os cientistas: as teorias mais arrojadas são objecto de disputa, quer na filosofia quer nas ciências.

As ciências recorrem à observação, à quantificação rigorosa e à experimentação, ao passo que a filosofia é o tipo de reflexão que o filósofo faz “de poltrona”, cego e surdo para o “mundo lá fora”, não raro questionando, inclusivamente, a sua existência. Mas isto só é verdadeiro em parte. Muitas vezes, sobretudo mais recentemente, as ciências não recorrem à observação — muito simplesmente porque aquilo que estudam não se deixa observar; e nem sempre a quantificação rigorosa e a experimentação estão disponíveis. Por outro lado, ao menos alguns problemas da filosofia exigem do filósofo que se levante — e espreite o mundo, a natureza humana e, inclusivamente, o que se passa nas outras ciências. É verdade que a observação, a quantificação e a experimentação surgem muito mais ligadas às outras ciências do que à filosofia; mas isso decorre mais do tipo de problemas que procuram resolver do que de uma espécie de fatalidade endémica. A matemática, por exemplo, é uma ciência plenamente amadurecida, e nem a observação nem a experimentação estão incluídas na bagagem metodológica dos matemáticos.

Neste livro, Timothy Williamson procura esclarecer estas e outras ideias acerca da natureza da filosofia — ou, sem dúvida melhor, do filosofar — e da sua relação com as outras ciências. Diferentemente de outras obras introdutórias à filosofia, esta não se centra privilegiadamente na natureza dos problemas filosóficos — no objecto da filosofia —, mas antes na “caixa de ferramentas metodológica” de que o filósofo dispõe para os resolver — no método ou métodos da filosofia. A ideia de que a filosofia tem recorrido a uma pluralidade de métodos, e não a um método único, é compreensível, segundo o autor, se pensarmos na maneira como tem variado, ao longo do tempo, o tipo de problemas que a filosofia procura resolver, ou o ponto de vista que o filósofo adopta sobre eles. Algo semelhante se tem passado, de resto, nas outras ciências.
Download the book Filosofar Da Curiosidade Comum ao Raciocínio Lógico for free or read online
Read Download
Continue reading on any device:
QR code
Last viewed books
Related books
Comments (0)
reload, if the code cannot be seen