Ebook: Carpinteiros, Levantem Bem Alto A Cumeeira E Seymour, Uma Apresentação
Author: J. D. Salinger
- Tags: Arts & Photography, Biographies & Memoirs, Business & Money, Calendars, Comics & Graphic Novels, Computers & Technology, Cookbooks Food & Wine, Crafts Hobbies & Home, Education & Teaching, Engineering & Transportation, Gay & Lesbian, Health Fitness & Dieting, History, Humor & Entertainment, Law, Literature & Fiction, Mystery Thriller & Suspense, Parenting & Relationships, Politics & Social Sciences, Reference, Religion & Spirituality, Romance, Science & Math, Science Fiction & Fantasy, Self-Help, Sports & Outdoors, T
- Series: Coleção L&PM Pocket
- Year: 2007
- Publisher: L&Pm
- Language: Portuguese
- epub
J. D. Salinger, autor do cultuado O apanhador no campo de centeio (1951), retoma em Carpinteiros, lançado em 1963, a história da família Glass, iniciada em Nove estórias (1953) e levada adiante em Franny e Zooey (1961).
Carpinteiros tem como narrador Buddy, um dos sete filhos da família Glass e irmão de Seymour, protagonista do livro. A história, que gira em torno do casamento não realizado de Seymour, se passa num dia muito quente de 1942, e se concentra praticamente em dois espaços: um carro, no qual Buddy fica preso com a madrinha da noiva e seu marido, uma tia da noiva e um senhor surdo-mudo, e no apartamento que Seymour e Buddy dividiam em Nova York antes de serem convocados para a Guerra.
O narrador, nesse dia fatídico, é confrontado com a raiva dos outros ocupantes do carro, que não se conformam com o fato de seu irmão ter abandonado a noiva no altar. Buddy passa então a analisar a vida familiar até aquele momento. Todos os sete irmãos, Franny, Zooey, Walt e Waker (gêmeos), Boo Boo, Buddy e Seymour, o mais velho, participaram durante grande parte da infância e da adolescência do programa radiofônico "Crianças sabidas". Será que essa superexposição transformou as crianças em adultos-problema? Essa pergunta talvez seja o cerne destas duas histórias e do próprio O apanhador no campo de centeio, que tem como tema principal o drama da adolescência.
Em Seymour, uma apresentação, Buddy estabelece um diálogo muito próximo com o leitor. Por meio desse narrador, Salinger fala sobre o ato de escrever, mostrando com ironia a tentativa de Buddy de organizar e publicar a obra do irmão falecido, a fim de esclarecer um pouco mais a personalidade deste. Buddy/Salinger discutem e ironizam a crítica literária, mas falam muito de poesia e criação: Kafka, Tchekhov, Somerset Maugham, poesia chinesa e japonesa são citados nesta apresentação, cuja genialidade está em levantar ainda mais dúvidas sobre este grande personagem, Seymour.