Ebook: Em Favor da Dúvida
Author: Anton Zijderveld
- Tags: Arts Photography Biographies Memoirs Business Money Calendars Comics Graphic Novels Computers Technology Cookbooks Food Wine Crafts Hobbies Home Education Teaching Engineering Transportation Gay Lesbian Health Fitness Dieting History Humor Entertainment Law Literature Fiction Mystery Thriller Suspense Parenting Relationships Politics Social Sciences Reference Religion Spirituality Romance Science Math Fantasy Self Help Sports Outdoors Teen Young Adult Travel
- Year: 2012
- Publisher: Campus / Elsevier
- Edition: 1ª
- Language: Portuguese
- epub
Como lidar com questões morais, como aborto ou homossexualismo, quando diferentes grupos sustentam posições vigorosamente opostas? E como a cultura mantém sua harmonia diante do fundamentalismo agressivo?
A resposta, de acordo com os renomados sociólogos Peter Berger e Anton Zijderveld, é a dúvida. A dúvida virtuosa, que nos leva a seguir em frente de forma destemida com nossas convicções morais sem cair na tentação de acharmos que todos os que pensam diferente de nós são nossos inimigos.
Este livro propõe uma agradável reflexão através da história da modernidade (passando pela religião, pela ascensão da psicologia e do marxismo. pelo desafio intelectual do relativismo, pelo fracasso do totalitarismo e pelo fundamentalismo como uma invenção moderna), mostrando que a verdade, inclusive a verdade religiosa, precisa da dúvida para existir e prosperar e que é possível encontrar um meio-termo entre incertezas e convicções.
- Peter Berger e Anton Zijderveld são sociólogos conhecidos internacionalmente e autores de obras consagradas.
- O livro inclui um guia de estudos que oferece um panorama geral dos assuntos que são abordados em cada capítulo.
- "Este livro constitui uma tentativa séria de explicar como encontrar o meio-termo entre a convicção - religiosa ou de qualquer outra natureza - e a dúvida... Berger e Zijderveld argumentam que a dúvida, especialmente a dúvida manifesta na ideia de uma oposição leal, reside no coração do sistema democrático." Los Angeles Times